História do ASC


No dia 1º de Dezembro de 1921, um grupo de jovens Alhandrenses reunia-se para materializar um projecto que há algum tempo vinha preparando: a fundação do Alhandra Sporting Club. (...)Uma única colectividade desportiva passava a ocupar o espaço até aí preenchido por diversas associações – o Alhandra Foot-Ball Operário, o Alhandra Foot-Ball Club, o Alhandra Foot-Ball “Sousa Martins” e outras -, as quais, desde o fim da primeira década do século XX, proporcionavam aos alhandrenses a prática desportiva.

O Alhandra Sporting Club nascia, assim, para exprimir o sentido gregário, a unidade, a força, a fraternidade e o orgulho de Alhandra. Seguindo o rumo apontado pelos fundadores, aqueles que continuaram a sua obra sempre souberam encontrar e reencontrar essa unidade e coesão, irmanados no amor a Alhandra e ao Desporto, dentro duma saudável diversidade, própria da tradição de liberdade e democracia desta terra e deste clube.

O Alhandra Sporting Club teve desde logo como modalidade base o futebol, o qual continua a ser, nos dias de hoje, o encanto de jovens e adultos. O entusiasmo era grande e, muito naturalmente, o numero de praticantes foi aumentando, surgindo em consequência a formação de duas equipas (1ª e 2ª categorias).

Alguns meses depois, em Setembro de 1922, é inaugurado o
acanhado Campo de Jogos da Hortinha (do qual o Clube ainda hoje se serve e onde através dos tempos tem introduzido sensíveis e progressivas melhorias), recebendo nesse dia as visitas do Sport Grupo Sacavenense e do já então glorioso Sport Lisboa e Benfica.
 (excerto do texto intitulado "História do Alhandra Sporting Club" no site
www.alhandra.net
)


Hino do A. S. C.

Honrar a Pátria é um dever
Que para nós é imortal
Também é honra defender
Com a fé precisa nossa divisa
Para honrarmos o sport em Portugal
Alma a quem o temor não vence
Peito viril mas bem leal
É no sport Alhandrense
Com a fé precisa nossa divisa
Para honrarmos o sport em Portugal